quinta-feira, 14 de maio de 2015

ANA E PENINA- VAMOS FALAR DE ANA

Por que decidi falar sobre duas mulheres diferentes como elas?
Porque somos todas (os) diferentes passamos por situações diferentes, mas o que liga todos aqui nesse momento o o Deus que servimos, cujo nome é Jeová, e seu filho amado Jesus Cristo, correto?
Vamos pegue sua  Bíblia e estude junto com quem você sempre está estudando.
Hoje estava aqui sentada estudando a Bíblia analisando bem para trazer uma boa leitura para todos,
e resolvi falar de ANA.
1 Samuel 1:1-8  Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.
Este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra, Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.
Subia, pois, este homem da sua cidade de ano em ano para adorar e sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló.Estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.
No dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas.
A Ana, porém, dava uma parte excelente, porque a amava, ainda que o senhor lhe houvesse cerrado a madre.
A sua competidora excessivamente a irritava, para a embravecer, porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
Assim o fazia ele de ano em ano. Quando ela subia à casa do Senhor, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? Por que não comes? Por que está mal teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?


Irmãs e irmãos Elcana era um bom homem até então tinha suas duas mulheres concerteza belas aos seus olhos, as amava muito, muito,mas uma em especia,l ANA, ANA, a estéril de sua casa onde não podia dar lhe um filho, a que mais sofria com algo onde a deixava triste em todos os momentos, pois todos os dias ANA orava e não recebia resposta de Deus, ANA era uma mulher pacificadora, e como tinha que ser, PENINA  em todos os momentos a criticava por não dar um filho a Elcana, ria de ANA, isso fazia com que ANA ficasse triste, mas nunca deixou Ana desanimada, Ana em todos os momentos baixava sua cabeça dentro do mesmo lar que PENINA e se silenciava para não brigar, para não entristecer o coração de seu marido, pois Ana era como a preferida de Elcana.
Penina era cruel com Ana, era ruim, fazia Ana chorar, fazia Ana ficar sem comer, sem ter forças, mas nem por isso Ana deixou -se cair.
Elcana tinha um imenso carinho por Ana que ela se preocupou tanto quando ele fez as cujas perguntas a cima que concerteza deu força a Ana, Ana não desistiu.
O que quero dizer até aqui que talvez você esteja passando por algo tão doloroso dentro de sua casa que já acha que tem que largar do seu esposo ou da sua esposa e ir embora, que nada tem um basta, que seu marido não te ama que ela não te ama, mas não se Ana que conviveu com Penina dentro da mesma casa duas mulheres diferentes dividindo o mesmo esposo o mesmo teto porque você que tem um marido ou uma esposa só para você vai decidir pular tão rápido fora assim e abandonar sua casa que construíram com tanto sacrifício juntos.
Se coloque no lugar de Ana você conviveria com uma outra mulher o tempo todo te humilhando só porque você não poderia dar um filho para seu esposo?
Hoje os tempos são outros, então hoje é só um marido para uma mulher e se para você tá difícil então coitada de Ana né?
Coitada nada, coitada de você que fica ai parada sem fazer nada achando que Deus vai descer e vai te carregar no colo para tudo com te lugar, Ana foi obediente e guerreira, Ana foi forte não desistiu.
Isso também serve para ambos homens e mulheres.
Imagina alguém como PENINA ali o tempo todo te humilhando e não é só um dia não, é toda hora, todos os dias, acho que você já tinha dado uma surra né, porque no mundo de hoje o ser humano só pensa em bater e não pensa que um homem maravilhoso cujo nome JESUS deu sua vida numa cruz sem perguntar nada para ninguém sem julgar ninguém, enquanto você quer matar, enforcar e etc.

Elcana a amava muito por ser sabia e pacificadora ou vocês acham que ele não achava que ele nem desconfiava de nada que PENINA a maltratava e ainda ensinava seus filhos a zombar dela de ANA.
Ana tinha um amor verdadeiro pelo seu marido e ele a amava pelo que era, tinha ANA como uma esposa exemplo, ANA não era qualquer esposa, ela sofria mas somente Deus sabia de seu sofrimento, ANA era o tipo de esposa que lutava em oração, sacrifício, jejum e seu silêncio somente o Senhor podia escutar.
ANA vocês pensam que odiava PENINA, não, Ana, não a odiava, pelo contrário, a ajudava com os afazeres doméstico como sempre fazia com todo coração e amor, Ana estava ali sempre talvez até mesmo para cuidar dos filhos de PENINA que ensinava a zombar de ANA.
ANA é exemplo, mulher estéril, que viu suas aflições bater na porta entrar em sua casa zombar dela mas se apegou em Deus mais e mais, clamando a todo momento, mesmo Deus estando em silêncio ela não desistiu.
1 Samuel 1:9-19 -  Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló. Eli, o sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou copiosamente.
E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, de mim te lembrares e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um menino, o dedicarei ao Senhor por todos os dias da sua vida, e dobre sua cabeça não passará navalha.

Sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli atentou para sua boca.
Uma vez que Ana só no coração falava, apenas seus lábios se moviam, e não se podia ouvir sua voz; por isso, Eli pensou que estivesse embriagada.
Disse-lhe Eli: Até quando estarás embriagada? Aparta de ti o vinho.
Ana, porém, respondeu: Não, meu senhor, sou uma mulher atripulada de espírito; nem vinho nem bebida  forte bebi; porém, derramei a alma perante o Senhor.

Não tenhas, pois, tua serva por filha de Belial, porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto falei até agora.
Então respondeu Eli: Vai em paz. Que o Deus de Israel conceda a petição que a ele fizeste.
Disse Ana: Ache tua serva graça aos teus olhos. Assim, a mulher se foi pelo seu caminho e comeu; e seu semblante já não era triste.
Então levantara-se de madrugada, adoraram perante o Senhor, voltaram e chegaram à sua casa, em Ramá. Elcana conheceu Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.
ANA, serva de Deus como todos nós irmãos, homens e mulheres, muitas vezes temos tantas aflições que queremos desistir na primeira situação, na primeira entrada da porta aberta que a porta mais fácil de sair, chamamos de porta para ida e não de volta.
Por quê ida e não volta, muitos sabe da leis de Deus como Ana sabia, mas ela não desistiu, quanto mais sabemos mais aflições teremos, mais vitorias teremos também,Ana independente das circunstâncias ela em silêncio por anos estava ali orando a Deus pedindo por algo que saberia que um dia teria que se sacrificar e iria dar a DEUS.
Muitas das vezes entregamos nossos problemas para o inimigo de mão beijada, Ana não, ela orou e lutou pelo queria, sofreu, chorou, se humilhou, perante DEUS, isso doeu sim doeu mas só ele DEUS sabia qual era o tamanho de sua dor, muitos  falavam dela pelas costas também que nem muitos podem estar agora estar falando de você.
Para termos uma vida abençoada devemos seguir o exemplo de Ana irmãs e irmãos devemos ser fiel e obedecer, lutar antes que portas se fechem, antes que o amanhã para você não chegue, muitos  não se acham já que podem fazer o que bem entender desobedecendo seus pastores e pastoras, fazem o que vem a cabeça, desobedecendo pai e mãe, acham que já sabem de tudo,  muitos acham que nossos lideres não sabem de nada se eles estão ali dando respostas as nossas perguntas bispos, pastores, lideres, maes e pais é porque são sabios, eles um dia erraram e hoje fazem de tudo para que a gente não errem, pode até ser que eles errem em alguma coisa ou outra apesar de tudo ainda somos humanos somos falhos, atire a primeira pedra aquele que nunca pecou ou errou, mas eles quem devem ver onde erraram e não você ir sair dando pedrada neles ou melhor sair falando coisas deles.
Pense melhor antes de desistir de qualquer coisa em sua vida principalmente de seu casamento ou de sua familia, ANA não desistiu. 


Um comentário:

  1. A paz do senhor..adorei o seu ensino eu tenho apenas um ano e meio q prego tenho seis anos de convertido..recebo muitos convites pra ministrar chega até quatro ministracoes por semana..porem eu tenho dificuldafe de explanar a mensagem ou resumir uma mensagem..você pode mw ajudar com algum estudos irmão..meu zap 86995552150..fiq na paz do senhor lhe aguardo

    ResponderExcluir